Nesta quarta-feira (15) os Diretores da APLB/Delegacia Costa do Dendê, juntamente com os coordenadores do Núcleo de Nilo Peçanha, se reuniu com a Prefeita Gracinha e o Secretário de Educação no gabinete dela para tratar sobre o envio do Plano de Cargos e Salários do Magistério para a Câmara de Vereadores.
Durante o ano de 2010 aconteceram várias reuniões com a comissão de Avaliação do Plano, e só restava a posição do executivo quanto ao estudo do impacto na folha de pagamento. A prefeita ao ser questionada sobre isso, pediu que o Secretário, Josenaldo explicasse os pontos analisados com o setor financeiro, e ele, por sua vez, alegou que os valores das porcentagens que contém no Projeto não corresponde ao poder de pagamento da Prefeitura, sob a justificação de que houve a perda de 449 alunos com relação ao ano anterior e isso corresponde a redução de 10% na verba para ano que vem, porém não apresentou os cálculos.
Maria Salete Lucena argumentou que em janeiro de 2011 haverá reajuste na verba como acontece todos os anos. Joilson Amaro mostrou que durante o ano de 2010 foi pago um abono de R$ 500,00 aos professores que sobrou da verba do FUNDEB, mostrando que se houve condição de pagar esse abono é porque existe a possibilidade de pagar algumas vantagens do Plano. Pediu a proposta de quanto pode ser pago. “Essa é a nossa proposta, agora apresente a de vocês” disse Joilson Amaro.
O Secretário explicou que ainda não tem uma proposta formalizada, mas que em janeiro elaborará uma, levando em conta o que a Prefeitura recebe do FUNDEB e apresentará ao sindicato no princípio de fevereiro, se houver comum acordo, enviará o Plano para a Câmara .
Deste modo ficou agendado para fevereiro um encontro entre o Executivo e a APLB para ajustar os valores, finalizando essa etapa e iniciando a discussão na Plenária com os vereadores. .