Síndrome de Burnout - Curso em 14 e 15 de dezembro
PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: UMA ABORDAGEM CONSCIENCIOLÓGICA
Curso14 e 15 de dezembro 2010
Edifício Casa do Comércio - CESEC
Av. Tancredo Neves 1.109 - 4º andar
Horário: das 19h às 22h
Palestra Gratuita
Segunda, 13 dezembro 2010 - 19h
Biblioteca Pública dos Barris - Barris
Inscrições:
Nos locais dos eventos ou
Centro Educacional de Autopesquisa IIPC Salvador
(71) 3450-0628 ou (71) 3018-0608 -
salvador@iipc.org.br
Curso Teórico e Prático
Professora Leuzene Salgues
Doutora em Educação pela UFRN
Atenciosamente,
Anibal Picanço Bentes
Coordenador do IIPC Salvador
71 3450-0628 / 71 8273-0591
DADOS SOBRE O ASSUNTO
A síndrome de burnout é ocasionada a partir de situações relacionadas ao trabalho, constituindo-se em uma resposta emocional com efeitos psicossociais e psicossomáticos que degradam a vida profissional e pessoal do trabalhador. Atinge vários profissionais, sendo mais comum em profissões que lidam com o cuidar e que exigem relações interpessoais intensas e contínuas, principalmente nas áreas de saúde e educação.
O objetivo deste curso é apresentar uma breve visão da perspectiva sócio-psicológica (origem, instrumento de diagnóstico, fatores estressores, sintomas e modalidades de intervenção/prevenção) e apresentar uma abordagem conscienciológica, com enfoque bioenergético e investimento na autopesquisa como uma proposta preventiva ou de superação da condição de exaurimento físico, energético e emocional no profissional docente.
1. A SÍNDROME DE BURNOUTO conceito de burnout, “consumir-se em chamas” ou “queimar-se pelo trabalho”, surgiu nos Estados Unidos da América nos meados da década de setenta, criado pelo psicólogo clínico Freudenberger, como uma forma de explicar o processo de deterioração nos cuidados e atenção profissional aos usuários das organizações de serviços (de voluntariado, sanitários, sociais, educativos, etc).
Freudenberger enfatiza a necessidade de se ver e compreender os sintomas da síndrome de burnout como um sinal de alarme ou pedido de ajuda. No entanto, ao expressar a preocupação com a pessoa “em chamas”, o interessado em ajudar pode se deparar com a negativa de que haja algum problema ou coisa errada. Isso se dá pelo fato de que a pessoa em burnout apresenta dificuldades de autopercepção, ou seja, não consegue perceber a própria irritabilidade, cinismo ou depressão, entre outros sintomas, que dificultam o desenvolvimento de atividades laborais por si mesmo e pelas pessoas com as quais trabalha.
Neste sentido, o curso tem como objetivo auxiliar ao docente a ampliar o seu processo de autopercepção e, consequentemente de autoconhecimento, compreendendo e aprendendo a lidar com os diversos fatores que corroboram para o desenvolvimento da síndrome de burnout.
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