sexta-feira, 11 de abril de 2014

APLB se reúne com a prefeitura para tentar fechar acordo sobre reajuste salarial da categoria.

No último dia (09), a diretoria da APLB COSTA DO DENDÊ esteve mais uma vez reunida com o executivo municipal para tentar um acordo no que se refere ao reajuste salarial dos trabalhadores da educação. A reunião foi iniciada pela Secretária de Educação, Tânia Argolo que afirmou que a prefeitura precisaria de um prazo de no mínimo de três meses para chegar a um acordo com a categoria.

Após os questionamentos do executivo de não ter recurso para cumprir o reajuste, o presidente da APLB, Joilson Amaro, afirmou que a função do sindicato é defender a categoria e lutar para garantir os direitos adquiridos. “Estamos abertos para as negociações e o papel da gestão pública é buscar as soluções para os problemas da educação, mas  não podemos abrir mão dos nossos direitos” afirmou Joilson.

Joilson Amaro, aproveitou para reforçar a decisão da categoria em não aceitar a proposta de reajuste apenas para Nível I. Cobrou ainda, um posicionamento com relação aos porteiros que está com a remuneração defasada em 5,85%, visto que há no edital do concurso a que foram submetidos há o acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o salário mínimo e que a perda vem se arrastando durante três anos.

Questionado pelo sindicato qual o a proposta de acordo, os representantes da prefeitura afirmaram que precisariam de um tempo para realização de estudos e solicitou um prazo até o mês de julho para que inicie à regularização do reajuste.

A proposta apresentada pelo Executivo é de que regularize inicialmente o Nível I sem as gratificações e vantagens a partir do mês de abril  e que os demais níveis a partir do mês de agosto, pois nesse momento se visa regularizar quem está abaixo do piso salarial, visto que se houver possibilidade se poderia antecipar para o mês de julho. 

Foi questionado pelo diretor da APLB, Patrick Francis, se as ações do Executivo se estende também para os porteiros que já acumulam 5,85% de perdas na remuneração e para o pessoal de apoio que não teve reajuste no ano de 2014 , já que foi dado desde o ano de 2011  um reajuste de 10% e que isso já tinha sofrido queda no ano de 2013.

O secretario de Administração afirmou que fará o levantamento com relação ao pessoal de apoio e porteiros e que isso será apresentado na próxima reunião entre a APLB e o Executivo Municipal que acontecerá no dia 24 de abril de 2014 , as 14:00h, no prédio da antiga UNEB.

Participaram da reunião os diretores da APLB/Sindicato, Joilson Amaro, Maria Salete Lucena, Patrick Francis Cristo, Maria de Lourdes Pereira, e comissão composta por Jeosanine Conceição do Rosário, Ana Cláudia Conceição, Adelson Cainana Alves, Jorge Moura, Josenita Guimarães, além do Representante Jurídico da APLB, Dr. Carlos Magno, com o executivo municipal, nas pessoas de seus representantes; o Secretário de Administração, Ademar Santos Barreto; o Controlador interno, Luiz Inácio de Souza Filho a Secretária de Educação, Tânia Andrade de Argolo Santos; com a seguinte pauta: Reajuste salarial dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário