quinta-feira, 18 de setembro de 2014

APLB Costa do Dendê marca presença na II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato - CEEAS


Com representações de Valença, Taperoá, Cairu e Presidente Tancredo Neves, a APLB Costa do Dendê participou da II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato-CEEAS
A II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato foi destinada aos trabalhadores /as em educação das redes públicas (estadual e municipais) do Estado da Bahia, filiados/as ao sindicato, gestores e convidados. Teve como tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas – a educação que a gente quer para a Bahia”.  
A conferência aconteceu no Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris, nos dias 15 a 16 de setembro de 2014. A II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato teve como objetivos:Propor um projeto de educação para a Bahia, que seja referência e atenda as necessidades de seus trabalhadores/as,  propicie um atendimento de qualidade à população, visando contribuir na definição de políticas educacionais no nosso estado, com inclusão social e recepção à diversidade. Além de:
Cumprir Resolução 11º Congresso Estadual da APLB Sindicato;
Reafirmar o protagonismo da APLB Sindicato na luta por uma educação de qualidade socialmente referenciada e apontar caminhos;
Discutir e diagnosticar a situação da educação na Bahia.
Construir estratégias para a efetivação do projeto estadual de educação;
Envolver todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, com vistas a edificar o projeto de educação para a Bahia;
Indicar as condições necessárias para a definição de políticas educacionais no estado da Bahia que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade.
Qualificar o debate dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ensino Público sobre a Conjuntura Educacional, desafios e perspectivas da classe trabalhadora, acompanhamento e intervenção junto às políticas estabelecidas pelos órgãos governamentais a partir dos projetos já consolidados nestes últimos anos pela categoria. É, também, mais um espaço do debate pedagógico e apropriação da categoria sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os seus desafios para a qualidade. 
No primeiro dia de conferência, sob a coordenação de Marilene dos Santos Betros e tendo como relatoras Olivia Mendes e Claudenice Barbosa,contou-se com a participação dos palestrantes: Roberto Franklin Leão – Presidente da CNTE e Alice Portugal – Deputada Federal, além das presenças do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o Coordenador licenciado da APLB, Rui Oliveira, e dos candidatos ao Governo do Estado, Lídice da Mata e Rui Costa, dentre outras representações do Estado da Bahia.
No segundo dia, sob a Coordenação de Valdice Edington e tendo como relatores/as: Gercyjalda Rosa e Jurandir Gregório, seguiu-se a seguinte programação:
8h Abertura dos trabalhos
Mesa I - Novo PNE e os Seus Desafios
O PNE na perspectiva da valorização dos profissionais da educação 
Palestrante: Rui Oliveira – Professor Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia. Professor da rede pública estadual. Coordenador licenciado da APLB-Sindicato.
Valorização dos profissionais da educação com ênfase na profissionalização dos funcionários de escola
Palestrante: Guelda Cristina de Oliveira Andrade
Secretária de Funcionárias (os) – Sintep-MT.
Educação e Trabalho: Saúde dos/as profissionais da educação e meio ambiente 
Palestrante: Maria Antonieta Trindade – Professora, Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Vice – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE. Secretária de Saúde do Trabalhador da CNTE.
Educação Infantil em Novas Perspectivas
Palestrante: Marlene Santos – Professora da Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação Departamento I. Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil.
11h Debate
14h Plenária Final – Apresentação, Debate e Aprovação do documento “a educação que a gente quer para a Bahia”. 
17h– Mesa de Encerramento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário