quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Categoria fortalecida, avança nas conquistas: Prefeito de Cairu garante acordo.

Nesta quarta-feira (09/09) aconteceu na sede da APLB/Sindicato-Núcleo de Cairu assembleia com os professores do município para apreciar a proposta da administração municipal, apresentada para a diretoria do sindicato na sexta-feira (04/09), após o não cumprimento do acordo feito dias anteriores com a categoria pela Prefeitura.

Nesta reunião os filiados decidiram não aceitar a mudança da quantidade de parcelas, ou seja, de quatro meses para seis meses do pagamento do retroativo do Piso Salarial Nacional, já que no primeiro momento foi dito que era possível fazer dessa primeira forma e decidiram também que neste momento uma comissão dos professores e os diretores sindicais levariam uma contraproposta diretamente ao Prefeito, proposta esta que tentaria diminuir a quantidade de parcelas e também atrelar outros pontos importantes para todos.  

O Prefeito do município de Cairu, Fernando Brito atendeu ao sindicato e sua comissão que externou todo o descontentamento gerado pela quebra do acordo e mostrou que a categoria não aceita a proposta da administração. O gestor municipal em relação a este lamentável fato justificou que aconteceu um equivoco na apresentação da planilha de repasses do FUNDEB que consequentemente ocasionou a apresentação errônea do acordo. Relatou ainda que foi solicitado um novo balanço para a contabilidade que mostrou um déficit por conta do décimo terceiro e terço-férias que não permitia o pagamento deste acordo para o mês de agosto. Conforme ata abaixo.









Os debates culminaram com o pronunciamento do chefe do executivo, Fernando Brito, anunciando um novo acordo com a categoria que determina que o pagamento do retroativo em questão será pago até o mês de janeiro e caso ocorra um aumento dos recursos será feito até dezembro, o pagamento de janeiro será antecipado para dezembro que poderá ser feito integral a depender dos recursos. Resumindo a proposta do executivo o pagamento da primeira parcela dar-se-á em setembro e poderá ser finalizada em dezembro, caso os recursos sejam favoráveis, se isso não for possível finalizará em janeiro. Outros pontos foram abordados nesta reunião como: avaliação de desempenho que se dará até dezembro, o enquadramento para quarenta horas e o retroativo de mudança de nível haverá reunião em novembro para tratar sobre isso. O Piso Salarial de 2016 assim que for divulgado pelo MEC, será enviado para a Câmara de Vereadores, respeitando o recesso deste órgão.


Os professores sobre seus próprios aplausos em homenagem a sua determinação e maneira de como enfrentaram o problema, juntamente com os diretores da APLB/Sindicato Delegacia Costa do Dendê e Nùcleo de Cairu, sem medo do porvir, reuniram-se no anexo da própria Prefeitura e determinaram aceitar a negociação feita com o Prefeito, dando assim uma oportunidade para a administração municipal de regularizar a situação e demonstrar para a categoria que realmente se importam com a valorização dos Profissionais da educação.    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário