A primeira manifestação favorável à criação de uma universidade no Recôncavo ocorreu durante reunião realizada pelo Senado da Câmara de Santo Amaro, em 14 de junho de 1822. Durante o século XX, a Bahia alimentou o sonho de instituir uma universidade federal a partir da experiência da Escola de Agronomia, localizada no Recôncavo. Em diferentes momentos, diversos documentos foram encaminhados à Presidência da República, ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.
No período de junho a outubro de 2003 ocorreram Audiências Públicas nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Maragogipe, Mutuípe, Nazaré das Farinhas, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Terra Nova e Valença.
Assim, após décadas de luta, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, com sede na cidade de Cruz das Almas e modelo multicampi (várias unidades de ensino) nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira.
Recentemente a UFRB aprovou 2 novos centros de ensino, um em Feira de Santana e outro em Santo Amaro. Agora chegou a hora de Valença! Agora chegou a hora do Baixo Sul!
Um Campus da UFRB aqui no Baixo Sul impulsionará o desenvolvimento territorial, na medida em que promoverá importantes saldos sociais e econômicos, bem como a ampliação do acesso dos nossos jovens ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.
PARTICIPE!
Audiência Pública
Faça parte da luta pela implantação da UFRB em Valença!
07 de outubro de 2013, às 14:30h
Centro de Cultura de Valença
Fonte: DIREC-05
Nenhum comentário:
Postar um comentário