quinta-feira, 28 de abril de 2011

Plano de Cargos e Salários do Magistério de Nilo Peçanha passará pela 2ª votação terça feira (03).

         Na próxima terça-feira (03) os professores da Rede Municipal de Nilo Peçanha e toda a cidade terá o que comemorar, pois com a aprovação do Plano haverá uma classe mais valorizada e junto a isso o desempenho no trabalho melhorará.

   A APLB/Costa do Dendê juntamente com os coordenadores do Núcleo de Nilo Peçanha e a  categoria unida provou mais uma vez que devemos estar organizados na defesa dos nossos direitos.

      Portanto todos devem estar presentes na 2ª e última votação do Plano e assim presenciarmos a vitória de uma classe que merece ser valorizada.

           Professores todos lá !!!!!! 
           Isso é histórico!!!!        


Ofício enviado pelo Prefeito Ramiro ao sindicato referente ao Reajuste salarial do Pessoal de Apoio das escolas


Vagas para Cuso de Informática aos Sábados

Vagas para o curso de informática da APLB somente aos sábados, vagas LIMITADAS, para fazer sua matrícula procurar Cristiano na sede do sindicato.

terça-feira, 26 de abril de 2011

A classe unida jamais será vencida.

    "A classe unida jamais será vencida" foi a frase de vitória que foi entoado por várias vezes pelos Professores e Pessoal de Apoio das escolas hoje (26), na sessão da Câmara de Vereadores de Valença na 2ª votação do Plano de Cargos e Salários do Magistério e também do reajuste de 10% para o Pessoal de Apoio das Escolas. O voto de todos os vereadores foi favorável aos dois projetos e agora o Prefeito precisa sancionar.
   A emoção de ver que o esforço valeu a pena foi muito grande. Era possível perceber as lágrimas nos olhos e o choro contido na voz de Salete Lucena, presidente do Sindicato. 
   Foram muitas as injurias e difamações contra os diretores sindicais proferidas nos bastidores pelos traidores do povo e pelos que não se acham trabalhadores e sim patrões, mas a categoria unida mostrou que não podemos deixar nossos direitos escaparem por dentre os dedos. E podemos dizer que a maioria e a verdade sempre vence. Vencemos!!!!!!
   Agora é preciso agradecer a Deus, sim a Deus!!! Obrigado Deus!!!!!!!!!! sem o conforto da FÉ não conseguiríamos. Obrigado a todos que direta ou indiretamente nos apoiaram. 
   Aos vereadores é necessário parabenizar pela ação acertada e pela demostração de entendimento de que a valorização dos profissionais da educação é  uma das etapas para o alcance da qualidade da educação no Brasil.   
   Como agora já é lei podemos comemorar e aguardar que no mês de maio o pagamento seja feito como diz o Plano. Quanto ao reajuste do Pessoal de Apoio, segundo informações da Diretora de Educação, dadas a presidente do sindicato, será feito uma folha de pagamento suplementar até sexta-feira (29).
  A luta continua, desta vez buscando a aprovação do Plano do Pessoal de Apoio que como educadores precisam ser valorizados financeiramente.
   "A classe unida jamais será vencida"
     

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A APLB/ Costa do Dende luta pela valorização do Pessoal de Apoio das escolas de Valença

     Na sexta-feira dia 15, os diretores sindicais da APLB/Costa do Dendê - Valença receberam o ofício do executivo municipal marcando a reunião para discutir sobre o movimento grevista na segunda-feira dia 17, após  várias manifestações da categoria durante toda a semana.
Nesta reunião o prefeito justificou o não enviou o Plano Unificado dizendo que queria separar o que seria pago com os 60% e o que seria pago com os 40% do FUNDEB, mas que ele enviaria o Plano do Pessoal de Apoio logo depois. Quanto a isso, a presidente do sindicato mostrou que a escolha de silenciar, ao invés de dialogar com os representantes sindicais foi uma escolha errada, pois isso causou a greve.
Ao final dessa reunião, a comissão de negociação juntamente com os diretores sindicais conseguiu alguns avanços como: reajuste de 10% para o Pessoal de Apoio para o mês de abril, a permanência do Plano do Magistério na Câmara para a aprovação e a promessa de que o prefeito estaria enviando ao Legislativo o Plano do Pessoal de Apoio no prazo máximo de 45 dias.  Com esse acordo as aulas retornarão na segunda-feira dia 25 e na terça-feira dia 26 a 2ª votação do Plano do Magistério.    
A valorização do Pessoal de Apoio é uma meta que APLB não deixará escapar, é uma questão de melhoria da qualidade da educação, pois não é admissível que esses servidores não sejam remunerados de acordo com a importância que tem. Por certo os professores continuarão apoiando-os, pois já mostraram que tem coragem para fazer.
Portanto, o grande aprendizado que se tira disso tudo é que não é possível viver sem organização. Um fato que muito orgulha os associados da APLB/Costa do Dendê é de fazer parte de um sindicato de muita força e que se encontra entre os mais organizados da Bahia. Os diretores sindicais, já no 3º mandato, demonstram a todo tempo que não fogem da luta e estão dispostos a mudar no que for necessário.
“Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles” Rui Barbosa.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conselho da Merenda de Valença atuando!

     O Conselho da Merenda Escolar do Município de Valença ficou mais ou menos 1 ano sem atuar. Os conselheiros anteriores relataram que o motivo disso foi a renúncia do Presidente e Vice, com a justificativa de que o prefeito não dava importância as solicitações, ignorando-as.
     No final do mês de Março de 2011, o conselho começou a se estruturar com a substituição dos seus membros e no último dia 15 enviou para o prefeito um ofício pedindo providência  com relação as irregularidades encontradas na prestação de contas de 2010. Irregularidades essas, relatadas no parecer do CAE e enviada para o FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) em Brasília.
     Segundo a presidente, Maria de Lourdes Pereira amanhã  os Conselheiros da Merenda Escolar se reunirá na Casa dos Conselhos, às 14h  e espera contar com a presença da Nutricionista que foi convidada para abordar sobre vários assunto, dentre eles, a denúncia do vereador Jairo Batista sobre a carne estragada que foi distribuída nas escolas do município.

Manifestação dia 18 de Abril de 2011

Concentração dos Trabalhadores em Educação na Praça Admar Braga às 15:30 para aguardar o desfecho da reunião com o prefeito, é nescessário o maior número de pessoas .

sábado, 16 de abril de 2011

Prefeito marca reunião.

         Na sexta-feira (15) a tarde, o Prefeito de Valença enviou um ofício para a APLB, marcando uma reunião com os diretores sindicais na segunda-feira, às 16h,  para tratar da paralisação. 
         Nesse mesmo dia a categoria deve estar presente a assembléia, no sindicato, as 8h, para traçarmos os rumos da greve. 

Os Trabalhadores em Educação em movimento

         Nesta sexta-feira (15) aconteceu em Valença mais uma movimento organizado pela APLB/Sindicato em prol do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação.Estiveram presentes mais de 600 trabalhadores em educação que se concentraram na Praça Ademar Braga  e depois saíram em caminhada pelas ruas em direção a Feira Livre, finalizando em Frente a Prefeitura.
        A revolta da classe está aumentando a cada dia que passa com as atitudes do prefeito. A mais nova foi uma entrevista dada por um dos seus representantes, na quinta-feira, no programa jornalistico da Rádio Local, onde foi possível perceber que ele não entendia nada de educação, dizendo que o trabalhador  desta área não pode   ter  um tratamento diferenciado dos demais, desconsiderando o concurso que foi feito por Secretárias e a alteração da LDB, reconhecendo todos os trabalhadores em educação como educadores.  
     Sabemos também que toda discussão nacional que existe com relação a isso, aponta nesta direção, inclusive, orientando a implantar os Planos de Cargos e Salários para esses servidores.
        Não existe Lei que proíba o Gestor municipal de enviar a proposta de Lei do Plano para a Câmara, o que observamos é falta de vontade de fazer.
       A  educação não pode pagar por atitudes sem lógica de um administrador que não sabe administrar. Se existe problemas com as contas da Prefeitura no Geral, extrapolando a Lei de Responsabilidade Fiscal, por certo não foi por culpa dos educadores. Não é justo e não deixaremos que penalizem a educação por conta da LRF, está na hora de ajustar o que esta errado, pois sabemos que sobra dinheiro do FUNDEB no município. Como se justifica isso? 
   A  educação é um direito constitucional e deveria ser prioridade para qualquer gestor. 
   A categoria aguarda que o prefeito envie o Plano de Cargos para que o ano letivo volte a normalidade, queremos trabalhar, porém com dignidade.
     Portanto estaremos em assembléia nesta segunda-feira, às 8h, no sindicato para relatar as novidades com relação ao movimento e organizar as ações para a semana. Contamos com a presença de todos.
           

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores apoia a Greve!

            Na  manhã de hoje(14) Maria Salete Lucena, presidente do sindicato, leu emocionada um ofício  enviado pelo Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Valença para a categoria que estava concentrada na Praça Ademar Braga, que declarava apoio a greve, justificando admirar a atitude dos professores em não deixarem o pessoal de apoio das escolas sozinhos nesta briga e também demonstraram valorizar o serviço desses trabalhadores. 
            No documento eles relataram que como alunos de escolas municipais sofrem as mesmas necessidades, citando  o exemplo da Escola Augusta Messias Guimarães, onde professores e alunos chegam a quase desmaiar em salas de aula muito quentes sem ventilação. 
          Com a atitude desses jovens, futuros políticos da nossa terra, é impossível não ficar orgulhosos dessa lição que eles deram de cidadania. Sentimos, porém a falta dos Vereadores eleitos pelo povo para defender os interesses do povo, na Praça. O único que apareceu por lá foi o vereador Barreto que transitou por entre os trabalhadores levando uma palavra de ânimo para cada um.
              A manifestação irá continuar  e amanhã(15) sairá da Praça Ademar Braga em direção a feira livre para que os moradores da Zona Rural tomem conhecimento do movimento e entendam que o culpado de tudo isso é o prefeito.
              A hora é de juntar e não de dividir!
                  
         

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A GREVE CONTINUA !

   Hoje, quarta-feira (13) pela manhã, mais de 600 servidores da Rede Municipal de educação de  Valença (professores, auxiliar escolar, porteiros, auxiliar de secretaria  e outros) fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura, pedindo ao prefeito que envie o PCS de forma integral e não da forma como ele enviou, excluindo o Pessoal de Apoio das escolas, contrariando assim ao que havia sido combinado nas reuniões do sindicato com representantes do executivo.

    Os trabalhadores continuarão parados em protesto a essa atitude de dividir a classe. No ambiente escolar não existe divisão,não existe a escola dos professores e a escola do pessoal de apoio, a escola é uma só. Todos nós somos educadores e merecemos respeito. Afinal de conta não somos nós que educamos os futuros juízes, advogados, prefeitos, vereadores e outros alicerces dessa sociedade?  
 Então vamos continuar lutando pelo nosso reconhecimento, já que o gestor esqueceu da importância do nosso trabalho para a nação. 
   Novas manifestações contra essa atitude estão sendo organizadas.
    Amanhã, sexta-feira (14), as 08h00min, todos os servidores da educação devem estar presente na Praça Ademar Braga para sairmos em caminhada, entregando um informativo a população do descaso que vem acontecendo com a educação do município.
 Os pais de alunos também estão convidados a participar, já que todos sabem que a greve se iniciou por culpa do prefeito, que esta tratando a categoria com palhaçada, combinando uma coisa e fazendo outra.
 O momento é sério e convocamos aos pouquíssimos colegas que estão com receio, para se juntar a nós e não ficar em cima do muro, esperando que os outros lutem para que receba sem esforço nenhum. 
A luta é nossa!

Paralisação dos Trabalhadores em Educação de Valença Continua

         O Prefeito  de Valença enviou para a Câmara de Vereadores o Plano de Cargos e Salários só do magistério, excluíndo o Pessoal de Apoio e a categoria não admite esse desrespeito com a classe. 
        Os trabalhadores em educação considera essa atitude intransigente pelo fato de que isso não foi acordado e nem comentado nas várias reuniões que o sindicato teve com os representantes do Executivo.
       Portanto, não aceitamos que nossos colegas sejam tão humilhados e todos os trabalhadores em educação decidem permanecer paralisado até que o prefeito reveja essa atitude barbara. 


DEVEMOS PERMANECER PARADOS!

domingo, 10 de abril de 2011

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo

Quinta-feira, 07 de abril de 2011 - 11:10

O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional o piso salarial nacional do magistério, atualmente de R$ 1.187,14. A decisão da Corte, tomada na tarde de quarta-feira, 6, decorre da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.167, ajuizada em outubro de 2008 pelos governos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

Por oito votos a um, o Supremo considerou a constitucionalidade da lei e manteve o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso), prevê a adaptação gradual de estados e municípios à remuneração do professores, além de suplementação da União, em caso de necessidade. 

Dos 5.565 municípios brasileiros, 29 pediram a suplementação em 2009 e 40, em 2010. Para este ano, a previsão orçamentária da União destina R$ 800 milhões à suplementação. Os argumentos a favor da constitucionalidade foram apresentados ao STF pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, durante o julgamento.

Outra cláusula da Lei do Piso a ser submetida a julgamento do Supremo é  o parágrafo 4º do artigo 2º — determina o cumprimento de no máximo dois terços da carga horária do magistério em atividades em sala de aula: “§ 4º  Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.” Na análise de quarta-feira, não houve quorum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade da norma.

Assessoria de Comunicação Social

sábado, 9 de abril de 2011

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BRAÇOS CRUZADOS ATÉ QUE O PREFEITO ENCAMINHE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS.



OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE VALENÇA-BA DECIDIRAM EM ASSEMBLÉIA NA SEXTA-FEIRA (8), PARALISAR AS ATIVIDADES À PARTIR DE TERÇA-FEIRA E SE CONCENTRAR NESTE MESMO DIA NA CONHECIDA PRAÇA DOS TÁXIS, AS 08h00min  PARA SE MANIFESTAR CONTRA O DESCASO DO PREFEITO QUANTO AO PLANO DE CARGOS E SALARIOS E A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO.   

FALTAM FUNCIONÁRIOS
ESCOLAS SEM CONDIÇÕES FISICAS DE FUNCIONAMENTO
FALTA MERENDA NAS CRECHES E ESCOLAS

A APLB ESTÁ HA QUASE 2 ANOS SOLICITANDO ISSO.
NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTO DESCASO.

TODOS PRECISAM ESTAR PRESENTES!

O PROBLEMA NÃO É MEU, NEM SEU É NOSSO!


MARIA SALETE LUCENA
DIRETORA DA APLB/COSTA DO DENDÊ


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Servidores da Educação decidem interromper suas atividades à partir da terça-feira



Trabalhadores em Educação de Valença decidem em assembléia na tarde de hoje (8) paralisar as atividades à partir de terça-feira para esperar o envio do Plano de Cargos e Salários pelo prefeito, à Câmara de Vereadores. Essa decisão da categoria já vem sendo esperada, pois como é de conhecimento de toda comunidade valenciana, o gestor municipal vem tratando os profissionais com descaso.
Não existe nenhum motivo admissível para que a reivindicação da classe seja vedada pela administração do município. Isso vem causando um descontentamento nos servidores que decidiram em unanimidade pela paralisação. 
A maioria dos vereadores, inclusive o líder do prefeito, firmou na ultima sessão da Câmara do dia 5 de abril, apoio a qualquer decisão dos trabalhadores e eles afirmaram diante dos presentes e na transmissão ao vivo pela radio Clube de Valença serem testemunhas de como o sindicato se empenhou em solucionar os impasses que foram criados pela administração.
Portanto, os trabalhadores nesta segunda-feira estarão avisando  a toda a sociedade valenciana à decisão tomada. A paralisação não é para ficar em casa, e sim, para ir às ruas da uma aula de cidadania  e mostrar o que de fato nós queremos.


Todos na Luta!

Plano de Cargos e Salários Já!

Reajuste de 7% no salário dos professores municipais de Cairu

No dia 01 de abril de 2011 foi aprovado por unanimidade em Cairu  o reajuste de 7% no salário dos professores municipais (sendo este maior que o reajuste estadual de 5,91% e ainda do salário mínimo de 6,47% do Governo Federal).
Essa decisão aconteceu após reunião com representantes da APLB/Delegacia Costa do Dendê, APLB Núcleo de Cairu e o prefeito Hildécio Meireles onde ficou decidido que o setor financeiro faria o impacto em folha, estudando assim o valor do reajuste e enviaria a proposta para a Câmara de Vereadores.
Ainda ficando acertado que o reajuste será retroativo ao dia 1º de janeiro é um aumento real de 1,09% no IPCA (Indice de Preços ao Consumidor) atingindo marca de 5,91% nos 12 últimos meses.
Bravo!!!!! Mais uma vitória da categoria organizada.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeito mais uma vez decepciona os Trabalhadores em Educação


    Na tarde de ontem (05) na sessão da Câmara de Vereadores de Valença mais uma vez os trabalhadores em educação e os vereadores se decepcionaram com a administração do Prefeito Ramiro Queiroz por conta dele não ter enviado o Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação para análise daquela Casa Legislativa.
    Os Edis em seus discursos se mostraram indignados com a posição do executivo e a maioria disseram apoiar qualquer decisão da categoria de agora por diante, pois eles presenciaram toda a negociação entre a administração municipal e a APLB e viram todo o esforço do sindicato para a solução do problema.   
    A decisão dos diretores sindicais neste momento foi de convocar todos os seus filiados para a Assembléia, sexta-feira, as 15:00 para juntamente com o jurídico da entidade decidir o próximo passo.
   Portanto, todos precisam estar presente nesta assembléia. Essa luta não é só dos professores e sim de todos os profissionais da educação.

 



terça-feira, 5 de abril de 2011

Nilo Peçanha: 1ª votação do Plano do Magistério




        No dia 29 de março foi recebido pela Presidente da Câmara de Vereadores de Nilo Peçanha o Plano de Cargos e Salários do Magistério do referido município que foi enviado pela Prefeita Maria das Graças (Gracinha), porém em leitura feita no Plenário os diretores sindicais e professores presentes perceberam que era necessário ser feito algumas alterações. Na Tribuna Livre, anteriormente solicitada por Maria Salete Lucena, presidente do sindicato, ela explanou as discordâncias observadas no Plano.
    Os vereadores da Comissão de Educação, ao qual irá analisar esse projeto, solicitaram a presença dos representantes do sindicato para explicar sobre essas modificações indispensáveis.
    Na manhã de ontem (04) os diretores sindicais da APLB/Delegacia Costa do Dendê e seu núcleo da cidade de Nilo Peçanha se reuniram com os Edis e o Secretário de Educação para adequar alguns artigos do Plano de Cargos e Salários do Magistério com algumas divergências. As alterações foram feitas e hoje (05) será colocado em 1ª votação.
    Deste modo é de vital importância a presença de todos os professores para acompanhar mais essa etapa da aprovação do Plano. É inaceitável que os autores dessa história não estejam presentes.
   Em breve estaremos lutando pelo Plano do Pessoal não docente (porteiros, secretárias, auxiliar de secretaria, auxiliar escolar  e outros) dessa cidade.
Avante!!!!!
APLB/Núcleo de Nilo Peçanha em rumo a Valorização dos Profissionais do Magistério   

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TODOS NA CÂMARA DE VEREADORES



NESTA SEXTA-FEIRA(02) NA ASSEMBLÉIA DA APLB/VALENÇA FICOU ACORDADO QUE A CATEGORIA (PROFESSORES, DIRETORES, COORDENADORES, SECRETÁRIOS, AUXILIAR DE SECRETARIA, AUXILIAR ESCOLAR E PORTEIROS) SE FARÁ PRESENTE NA CÂMARA DE VEREADORES DE VALENÇA, AS 16:OOH, TERÇA-FEIRA PARA PRESSIONAR AOS EDIS PARA QUE SOLICITE DO PREFEITO O ENVIO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS PARA APRECIAÇÃO NAQUELA CASA.

AGUARDAMOS SUA PRESENÇA!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLÉIA 1º DE ABRIL 2011

Download do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação de Valença-Revisado


DOWNLOAD

Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação de Valença-Revisado.

Para Acessar Clique ou Copie e Cole o Link Abaixo na Barra de Endereços do Seu Navegador.

Depois Baixar Agora

LINK PARA DOWNLOAD:

http://www.4shared.com/file/n5sfe8W4/Plano_de_Cargos_e_Salrios_dos_.html


Professores Municipais e Vereadores de Nilo Peçanha decepcionados!

        Os professores da Rede Municipal  e vereadores  de Nilo Peçanha,  juntamente com os diretores sindicais da Delegacia Costa do Dendê se sentiram nesta terça-feira (22) decepcionados com o não envio do Plano de Cargos e Salários do Magistério do município pela Prefeita. Isso causou uma decepção, tanto para os professores como para os vereadores, pelo fato de que isso ficou acordado na reunião com o sindicato no dia 16/03.  

         A comunicação escrita da Prefeita para a Câmara chegou somente minutos antes da sessão, justificando que o Plano não fora enviado por conta de estar no setor jurídico sendo analisando, porém esqueceram de avisar aos mais interessados, os professores, que acharam isso um desrespeito.

Veja o documento:





         A Presidente do sindicato, Maria Salete Lucena e os demais professores e diretores sindicais procuraram imediatamente o Secretário de Educação e demonstraram sua indignação pela situação, ouvindo dele que o Plano será enviado na próxima sessão da Câmara, ou seja, dia 29/03.


            A classe espera que isso realmente venha acontecer, pois caso contrário não serão mais tolerantes e se reunirão para decidir os rumos dessa luta.

           O sindicato espera contar com o máximo de professores no dia 29 para demonstrar força e firmeza no objetivo. Não há vitórias sem lutas!