Nesta sexta-feira (15) aconteceu em Valença mais uma movimento organizado pela APLB/Sindicato em prol do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação.Estiveram presentes mais de 600 trabalhadores em educação que se concentraram na Praça Ademar Braga e depois saíram em caminhada pelas ruas em direção a Feira Livre, finalizando em Frente a Prefeitura.
A revolta da classe está aumentando a cada dia que passa com as atitudes do prefeito. A mais nova foi uma entrevista dada por um dos seus representantes, na quinta-feira, no programa jornalistico da Rádio Local, onde foi possível perceber que ele não entendia nada de educação, dizendo que o trabalhador desta área não pode ter um tratamento diferenciado dos demais, desconsiderando o concurso que foi feito por Secretárias e a alteração da LDB, reconhecendo todos os trabalhadores em educação como educadores.
Sabemos também que toda discussão nacional que existe com relação a isso, aponta nesta direção, inclusive, orientando a implantar os Planos de Cargos e Salários para esses servidores.
Não existe Lei que proíba o Gestor municipal de enviar a proposta de Lei do Plano para a Câmara, o que observamos é falta de vontade de fazer.
A educação não pode pagar por atitudes sem lógica de um administrador que não sabe administrar. Se existe problemas com as contas da Prefeitura no Geral, extrapolando a Lei de Responsabilidade Fiscal, por certo não foi por culpa dos educadores. Não é justo e não deixaremos que penalizem a educação por conta da LRF, está na hora de ajustar o que esta errado, pois sabemos que sobra dinheiro do FUNDEB no município. Como se justifica isso?
A educação é um direito constitucional e deveria ser prioridade para qualquer gestor.
A categoria aguarda que o prefeito envie o Plano de Cargos para que o ano letivo volte a normalidade, queremos trabalhar, porém com dignidade.
Portanto estaremos em assembléia nesta segunda-feira, às 8h, no sindicato para relatar as novidades com relação ao movimento e organizar as ações para a semana. Contamos com a presença de todos.